Sites Grátis no Comunidades.net Criar uma Loja Virtual Grátis

Mundo dos Répteis



Total de visitas: 128603
Cobra-de-colar

Classe: REPTILIA

Ordem: SERPENTES

Família: COLUBRIDAE
Género: Natrix
Espécie: Natrix natrix


Descrição geral
MORFOLOGIA GERAL (ADULTO): Cobra de dimensões médias, com um corpo grosso e cauda de tamanho médio. Cabeça larga e bem definida, com focinho arredondado. Coloração: Coloração dorsal variável entre o acinzentado/oliváceo e o acastanhado. Desenho dorsal constituído por pequenas manchas escuras, irregularmente dispersas. Região ventral de cor esbranquiçada ou acinzentada com manchas quadrangulares escuras. Em geral, só os indivíduos mais jovens apresentam o característico colar branco/amarelado, bem evidente. Forma da pupila: Redonda Escamas: Cabeça - em geral, sete supralabiais, de cada lado, com a 3ª e 4ª rodeando o olho. Tipicamente uma loreal, uma escama pré-ocular grande e três pós-oculares. Uma temporal anterior e duas posteriores. A rostral não está colocada entre as supra-nasais. Corpo revestido dorsal e lateralmente por escamas fortemente carenadas, em 19 fiadas longitudinais no centro do corpo. Em geral, 153 a 193 ventrais. Anal dividida. DIMENSÕES: Comprimento total - 150 cm, podendo atingir 200 cm. DIMORFISMO SEXUAL: As fêmeas podem atingir maiores dimensões do que os machos, mas têm as caudas proporcionalmente mais curtas. LONGEVIDADE: Podem viver até aos 19 anos. PARTICULARIDADES: Defende-se libertando uma secreção de forte e desagradável odor e com frequência finge-se morta (corpo flácido, expondo o ventre, de boca aberta e língua de fora). Caracterização do juvenil Os jovens medem entre 15 e 20 cm à nascença e caracterizam-se por possuir um colar esbranquiçado, bem patente, bordeado anterior e posteriormente de negro.

Habitat
CIRCADIANA: Está activa sobretudo de dia, mas ocasionalmente, nos períodos de maior calor, pode prolongar esta actividade durante o crepúsculo e primeiras horas da noite. SAZONAL: A sua época de actividade estende-se de Março a Outubro, havendo um decréscimo acentuado nos meses de Inverno.

Actividades/Hábitos
De hábitos aquáticos, embora menos marcados do que os de N. maura. Pouco agressiva, raramente morde.

Alimentação
A sua dieta tem por base anfíbios e pequenos peixes. Só excepcionalmente capturam outros vertebrados, como micromamíferos e aves. Os jovens alimentam-se principalmente de invertebrados e pequenos anfíbios.

Reprodução
IDADE DE MATURAÇÃO: Machos - 3 anos; Fêmeas - 4 anos ÉPOCA DE ACASALAMENTO: Tem duas épocas de reprodução, uma primaveril e outra outonal. TEMPO DE INCUBAÇÃO: Varia com a temperatura ambiental, durando cerca de 4 a 11 semanas. A eclosão tem lugar entre Agosto e Setembro. OVOS E POSTURAS: O número de ovos depositados pelas fêmeas varia entre 6 e 50. São brancos e compridos, medindo de 21 a 40 mm de comprimento e de 11 a 24 mm de largura. Com frequência, várias fêmeas põem os ovos no mesmo local (por vezes em amontoados de vegetais em decomposição que ao fermentarem produzem calor) chegando a acumular-se alguns milhares de ovos.

Predadores/Competidores
Os principais predadores são garças, cegonhas, aves de rapina, alguns mamíferos e, excepcionalmente, algumas serpentes.